terça-feira, 29 de junho de 2010

MOV03355_Últimos_Poemas_Ângelo_Ochôa.MPG

1 comentário:

  1. http://www.youtube.com/watch?v=z-C-T0S6qiU

    angeloochoa bufo-real melro pão buganvília jacarandá canídeo mãe noite aurora companheiro pêra catacumbas tumbas coração sol desconhecido

    Post-Scriptum 2º:

    O ondeante azul as aves sabem,

    que vagueiam

    lá para o cimeiro castelo,

    onde uns teus cantares calam

    na dorida alma mãe, alento a pobres.

    -

    Trago-te flores neve,

    num aconchegado ramalhete,

    canídeo as enxerguei,

    as recolhi,

    porque busquei

    toda a noite

    a clara aurora.

    -

    Nocturno torpor

    a buganvília anula,

    o florido jacarandá

    maravilha de cor,

    chega até à janela

    com aves matutino rir.

    -

    Sanguíneo fio

    riscando carne polpa de pêra.

    Ígneas tumbas por infames catacumbas.

    -
    Companheiro,

    come pão

    com tua mão.

    Teu pão

    é pão de irmão.

    Come pão,

    parte pão.

    Parte, reparte

    com teu irmão.

    Que pão

    é pão de irmão.

    Pão

    é igual

    para ti

    e para irmão.

    -
    Simples palavras digam tal-qualmente

    coisas a estudar sempre aí ante a tua livre mente.

    Outras sonhadas palavras digam o rigor fulgente.

    -
    Antemanhã:

    Pousa um bufo-real a meio metro de mim,

    fita-me dum pranto fundo,

    familiar há milénios luz pelas cercanias,

    olha-me, e ameaça;

    abertas a ele as portas do meu coração,

    voa de dentro de meu peito forte

    para a liberdade farpada do arame que nos fere;

    nítido ainda o registo em foto flash,

    a devorar-me os olhos morte

    na noite prolongada.
    -
    Melrinho fiel,

    que cedo me visitas,

    saltitando esvoaçante,

    a cantarolar cantitos puros absolutos,

    sílabas dum chão empedrado e turvo,

    na antemanhã liberta das rosas;

    vou para filmar, e idealizo uns planos picados

    para acompanhar-te a divagação magnífica,

    enquanto me deixas

    por erva húmida, antes dum sol desconhecido.
    (...)

    ResponderEliminar